quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Bolada de Prêmios do Jackson Five (JET, Dezembro 1970)

JET Magazine, 24 de dezembro de 1970

Uma das maiores histórias de sucesso do ano no altamente competitivo ramo do show business é o fenomenal grupo musical Jackson 5, cujos hits os elevaram à classe dos superastros, onde eles atingiram a bolada dos prêmios.

Transformando em um feito raramente combinado em um único ano do calendário, os jovens irmãos Jackson conquistaram o ouro quando eles, nos últimos 2 meses, venderam mais de 10 milhões de compactos, mais de um milhão de álbuns e tocaram em shows cujos ingressos se esgotaram para platéias em todos os Estados Unidos.

Um dos muitos prêmios conquistados pelo grupo sensação de Gary, Indiana, é a certificação de cinco discos de platina, indicando vendas de mais de dois milhões cada, e o cobiçado prêmio Hollywood NAACP Image os presentou recentemente por terem sido votados como "Grupo Cantante do Ano."

Apesar de sua sensacional escalada em direção à fama, o sucesso não estragou os cinco irmãos que agora vivem em Hollywood. A primeira indicação à JET de que o sucesso não estragaria este grupo cantante ocorreu no último verão, quando o Jackson Five insistiu que deveriam permitir a eles que pagassem as entradas de jovens pobres dos subúrbios para que pudessem assistir aos primeiros shows do conjunto em São Francisco e Los Angeles, que quebraram recordes.

De acordo com Jackie, o irmão Jackson mais velho, "É impossível deixar o sucesso nos estragar quando tudo que nós ganhamos é uma mesada de cinco dólares por semana para cada um." Michael, o mais jovem e o líder do grupo, sorri ao reclamar que é multado a um dólar de sua mesada se ele falha em suas tarefas da casa, no tempo livre que tem entre as lições da escola e os ensaios. "Essa multa de um dólar às vezes acaba com a minha mesada," diz Michael.

O quão importante é a educação para este grupo bem-sucedido? Toriano, 16, contou à JET: "Nós estudamos muito, tanto quanto se não fôssemos artistas de sucesso, porque nós sabemos que o que for que façamos, nós faremos melhor se tivermos uma boa educação." Jackie se formou do ensino médio neste ano, e os outros quatro irmãos estão matriculados em escolas particulares em Beverly Hills, Califórnia.

Os garotos frequentaram escolas públicas até que funcionários das escolas reclamaram que a popularidade deles estava interferindo nos horários de aula. Quando viajando em turnês, o Jackson Five é sempre acompanhado por uma assistente social e por um tutor para supervisionar os estudos dos meninos e levá-los a passeios educativos.

Jermaine, 15, é talvez o leitor mais ávido do grupo. Em acréscimo aos seus livros e leituras obrigatórias da escola, Jermaine lê uma variedade de publicações sobre os acontecimentos atuais e mudanças sociais. "Uma das minhas publicações favoritas é Black World," Jermaine disse, acrescentando com um sorriso: "Mas, é claro, eu leio muito a JET, também."

Marlon, 13, é talvez o mais quieto e mais erudito do grupo. Seus quatro irmãos geralmente reclamam que Marlon tem todas as respostas e se orgulham de sua habilidade de se lembrar de quase tudo o que lê. Marlon diz, "Eu não quero ser esperto; eu só quero conhecer tudo, e a única forma de fazer isto é estudando."

Em casa os superastros não são tratados como celebridades, e nem esperam que o sejam, reforçam os pais. Eles são os filhos do sr. e da sra. Joseph Jackson, que certificam-se, eles dizem, de que seus filhos estejam muito envolvidos em seu próprio crescimento. Os prazeres de seus meninos são simples e seus gostos reservados, revelaram o sr. e a sra. Jackson.

"Todos estes meninos têm tarefas," disse seu pai. "Eles têm de limpar seus próprios quartos, lavar a louça, esfregar e encerar o chão. Nós queremos que eles sejam bons garotos e que respeitem os mais velhos assim como eles respeitam sua mãe e seu pai."

Perguntados se o grupo tinha uma mensagem especial para seu fãs do JET Soul Brothers Top 20, o Jackson Five simplesmente disse: "Feliz Natal e um Próspero Ano Novo."

Traduzido por Bruno Couto Pórpora.