sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estréia de Verão na TV: 'Os Jacksons... e Muito Mais' (JET, Junho 1976)

JET, 24 de junho de 1976
Por Bob Lucas

Cinco mais um, menos um, mais três, é igual a...

Faça este cálculo na sua conveniente calculadora de show business e a leitura será: A Família Jackson!

A equação decompõe-se desta forma: os Jackson Five originais – Michael, Marlon, Tito, Jackie e Jermaine – foram acrescidos do irmão Randy, então perderam Jermaine e finalmente adicionaram as irmãs LaToya, Maureen e Janet.

O resultado é um cintilante pacote de entretenimento que os telespectadores receberão quando os Jacksons estrearem sua série de comédia e variedades no dia 16 de junho, às 8 da noite, na CBS-TV.

Como sua minissérie de verão prova, os Jacksons fazem de tudo. Com célebres convidados como Sonny Bono, Joey Bishop, Ed MeMahon e MacKenzie Philips, os Jacksons passam por esquetes de comédia e trocam piadas à velocidade máxima. Existem piadinhas por toda a série, que amarram os quatro shows de meia hora. (Introduzindo o primeiro show, Michael satiriza, “Nós não somos os Osmonds, pessoal. Não mexam na cor de suas TVs!”)

O melhor de tudo, eles cantam e dançam para arrebentar. Cantam seus hits de ouro e também alguns novos. O modo como mexem os pés chama a atenção em coreografias que variam de sapateado até as últimas modas das discotecas.

Um destaque de cada show é o “Fonz-Off”, uma competição para determinar a melhor imitação de “Fonzie”, o popular personagem do show de TV Happy Days.

Joe Jackson, pai do grupo, e o gerente Richard Arens são produtores executivos do programa. Eles supervisionam o time de produção de Bill Davis, Arnie Kogen e Ray Jessel. Auxiliando Jackson em vários projetos com a Família Jackson está Steve Manning.

“Nós começamos a falar do programa ainda em março,” Jessel disse à JET. Jessel e Kogen trabalharam com os Jacksons em anteriormente e estavam familiarizados com os talentos que tinham à disposição. “Então nós tínhamos uma idéia de como eles funcionavam em áreas além daquela na qual são conhecidos – os discos,” disse Jessel. “Eles são muito mais do que isso. Este é o motivo pelo qual estamos empolgados com este programa, porque sabemos que eles têm tanto potencial em várias outras direções.

“Eles tem uma capacidade musical para alcançar uma audiência muito ampla e, eu acho, era nisto que a CBS estava interessada. E é nisto que a Família Jackson está interessada.

“Quando você está na televisão, você alcança mais do que os compradores dos discos. Você pode vender dois milhões de discos, mas com a televisão você alcança 30 milhões de pessoas.”

Embora esta seja a primeira exposição na TV da Família Jackson, os J-5 originais não eram estranhos à televisão. Eles apareceram em muitos especiais como convidados, e até tiveram seu próprio especial, Goin’ Home to Indiana, com Bill Cosby como convidado. Mais recentemente, os espectadores os viram com Rich Little e Dinah Shore e no Soul Train.

Janet e Randy têm lugares de destaque em todos os programas, fazendo imitações hilárias em duplas do show business como Capitão e Tennille, Sonny e Cher e Donny e Marie Osmond. Com Ed McMahon como W.C Fields, Janet se exibe como uma Mae West em miniatura para o deleite da audiência do estúdio.

Jessel descreve Janet como “incrível! Ela tem o quê, 9, 10 anos? Ela é uma super estrela!”

O jovem produtor também ficou muito feliz com as outras garotas Jackson. Em particular, lhe agrada o modo como Maureen, LaToya e Janet apresentam Save the Bones for Henry Jones.

“O que nós temos,” continuou, “é um programa para todo mundo. Não é um programa de soul, não é um programa de rock. É um programa de variedades, um programa de variedades muito agitado.

“Programas de variedades de meia-hora são um formato novo, e acho que solucionamos este formato. Não há espaço para gordura. É muito magro e apertado, com muitas músicas, risos e entretenimento.”

Com a minissérie já gravada e pronta para ir ao ar, Joe Jackson está aparentemente concentrando-se em seu próximo passo... preparar-se para o primeiro lançamento dos Jacksons pela Epic Records. (Sua saída da Motown Records foi concretizada no dia Primeiro de Abril.)

Aqueles que já viram o programa de TV concordam que a Família Jackson tem muito mais para mostrar a seus fãs.

Normalmente, seria preciso entrar em um caro clube noturno para ver todo o grupo de oito membros em ação, já que as jovens moças não foram colocadas nos shows de turnês. Além disso, como Jessel explicou, “Rebbie (Maureen) e LaToya são ambas muito belas e muito sexies. Estive surpreso com suas atuações; elas fizeram algumas coisas tremendas, e elas são ambas muito simpáticas.

“Maureen é um tanto quieta, mas você pode ver que tem muita coisa acontecendo por trás do silêncio. E a pequena Janet – ela é como Pearl Bailey. Ela é uma mocinha que costuma tomar o comando, e você não consegue tirar os olhos dela. É difícil dizer como foi boa a experiência de trabalhar com eles (a Família Jackson). Eles são muito profissionais, muito cooperativos... muito criativos.”



 Traduzido por Lucas Bucchile.