sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cariocas arrumam a mala para assistir show em SP (Folha de S. Paulo, Outubro 1993)

Folha de São Paulo, 11 de outubro de 1993
Por Antonina Lemos

Fãs do cantor juntam dinheiro para pagar a viagem e os ingressos

Os fãs cariocas de Michael Jackson estão de luto. Também, não é para menos: os shows do astro que seriam feitos no Rio foram desmarcados e deixaram os cariocas a ver navios.

Sendo assim, muitos dos "órfãos" decidiram arrumar as malas e limpar os cofrinhos para vir ver o show em São Paulo. Os fãs terão que viajar 400 quilômetros e gastar muito mais dinheiro. Outros já se resignaram e, decepcionados, vão assisti-lo pela TV.

A estudante de economia Flávia Guerreiro, 20, já comprou os ingressos e vem de avião para São Paulo com sua mãe e seu irmão só para ver o show. "Eu não acho que é um sacrifício muito grande. Ele é um ídolo internacional e a vida não é só estudar." Sortuda, ela conseguiu o patrocínio dos pais para financiar a empreitada.

Nem todos contam com este tipo de "patrocínio" para ver Michael. A vendedora de loja Mara Silva, 20, vai gastar sua grana para ver o show e não acha que vai ficar caro. "O dinheiro que eu vou usar eu torro fácil fazendo um programa à noite", diz Mara. Já Cláudia Oiticica, 18, vai ficar sem ver o show porque não pode vir para São Paulo.

Quem ainda é menor de idade não tem a mesma autonomia. Fernanda Coelho, 14, iria ver o show de Michael no Rio, mas não vai poder ir para São Paulo. "Eu não tenho dinheiro", conta. Ela jura que se precisasse até fugiria de casa só para encontrar o ídolo.

Já Ronaldo Cabral, 18, esnoba os colegas: ele morou nos EUA e assistiu o show que o cantor fez no Canadá. Ele achou a performance maravilhosa: recomenda o espetáculo para os marinheiros de primeira viagem. Ronaldo é fã, mas não é fanático, por isso não vai repetir a dose desta vez. "Se fosse no Rio eu iria, mas como vai ser em São Paulo eu não vou", diz Ronaldo.

O fato de Michael não tocar no Rio reacende em alguns fãs a velha disputa entre Rio e São Paulo. O fã de carteirinha Ari Farias, 20, não tem dinheiro e acha um absurdo o ídolo não ir ao Rio. "Aqui é a cidade maravilhosa, o cartão postal do Brasil. Ele toca em São Paulo é horrível. Quem conhece São Paulo fora do Brasil?"

Para este carioca apaixonado, a esperança ainda é a última que morre. "Eu tenho certeza de que ele vem ao Rio para passear, vai amar a cidade e vai voltar para fazer outro show, nem que seja de graça", aposta.

A Prefeitura do Rio também não fica livre das críticas dos fãs. "Eu acho um absurdo a prefeitura não ter bancado o show. Eles ficaram jogando a bola para a produção e não tomaram uma atitude", diz Márcio Gusmão, 24. Ele acha que o show ia ser bom para a imagem da cidade. Mário não vai assistir ao show em São Paulo porque fica muito caro. "Juntando passagem e os ingressos eu ia gastar mais de CR$10 mil".