quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Jackson é música e Madonna inspira sexo (Folha de S. Paulo, Outubro 1993)

Folha de São Paulo, 3 de outubro de 1993

Para os jovens, a loira significa prazer e ousadia, enquanto o cantor transmite medo, dança e solidão


Para os jovens ouvidos na pesquisa do Datafolha, Madonna significa principalmente sexo, prazer, ousadia, beleza, escândalo, moda, festa, elegância, armação, energia e felicidade. Michael Jackson é associado à solidão, dança, medo e música. Foram apresentadas 16 palavras para que os entrevistados dissessem com as quais os dois artistas mais se pareciam.

Madonna suplanta de longe Michael na associação com as palavras sexo (87% contra 6%), prazer (85% contra 7%) e ousadia (80% contra 13%). Mas o cantor ganha em solidão (72% contra 16% da cantora), música (59% contra 29%) e dança (67% contra 23%). Para os entrevistados, Madonna é mais energia (48%) que Michael (35%) e é também mais elegante (51%) que o cantor (38%). Os dois praticamente empatam em ambição: Madonna, 44%, e Michael, 42%.

A pesquisa também concluiu que a maioria dos entrevistados (65%) não tem discos de Michael Jackson nem de Madonna (74%). Mesmo sem os discos, a maioria já viu os clips do cantor (92%) e de Madonna (89%). Os de Michael são apontados como melhores que os da loira (66% contra 26%).

Os dois cantores são considerados do "bem" pela maioria dos jovens: 67% acham que Michael é do "bem", contra 13% que o consideram do "mal". Madonna é do "bem" para 61% dos entrevistados, contra 15% que a apontam como sendo do "mal".

Se tivessem que escolher uma peça de roupa para ganhar de Jackson, a maioria (33%) gostaria de ter a jaqueta vermelha do clip Thriller. Mas os jovens também gostaria de ter o conjunto de couro de Black or White (25%) ou a luva bordada de Beat It (15%).

Maioria acha acusações falsas

Em relação às acusações de que Michael Jackson teria abusado sexualmente de crianças, a pesquisa realizada pelo Datafolha revela que a maioria (72%) dos entrevistados acha que isso não ocorreu. Apenas 19% crêem nas acusações feitas nos EUA.

Os jovens que acreditam são principalmente os situados na faixa entre os 14 e 17 anos e entre os 18 e 21 anos (24% cada) e também os que preferem Madonna como artista (23%).

Metodologia

A pesquisa do Datafolha é um levantamento estatístico por amostra estratificada, com sorteiro aleatório, sendo que o conjunto da população adulta de São Paulo é tomado como universo de pesquisa. Foram entrevistados 600 paulistanos, com idade entre 14 e 26 anos. A direção do Datafolha é dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Grancisco Paulino, Emilia de Franco e a estatística Renata Nunes Cesar.

Venda de ingressos deve acelerar

A venda de ingressos para os shows de Michael Jackson e Madonna deve se intensificar esta semana, por causa do pagamento dos salários, que para a maioria dos profissionais cai nesta quarta-feita, quinto dia útil do mês.

A "bolha de consumo" acontece ao mesmo tempo em que há uma significativa redução formal da oferta de ingressos. Os números anunciados inicialmente pelas produções apontavam um público de 94 mil por noite para Jackson e 110 mil para Madonna.

Com o processo de oficialização dos shows a partir de sexta, surgiram então estimativas mais reais: 80 mil em média para cada concerto, por questões de segurança.

"Houve problema de comunicação. Os primeiros números anunciados basearam-se no contrato de aluguel do estádio, que mencionava a capacidade máxima de lotação", disse César Castanho, da Dueto Produções, que organiza o show de Madonna.

"Nossa meta sempre foi trabalhar com 80 mil", afirmou Charles Nogueira, 30, da DC-Set, responsável pelas apresentações de Jackson. Nesta semana, o Contru fixa os limites de público com base nas plantas dos shows.