quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Michael chora no palco e leva fãs à histeria (Folha de S. Paulo, Outubro 1993)

Folha de São Paulo, 16 de outubro de 1993
Por Maurício Stycer

Cerca de 50 pessoas desmaiaram entre a primeira e a terceira música; show começou às 21h34 com problemas no som

 
Uma megahisteria tomou conta do Morumbi, ontem, às 21h34, quando Michael Jackson finalmente deu início ao megashow mais esperado do ano no Brasil. Até que ele aparecesse no palco e começasse a cantar ainda se passasse quase dez minutos, período em que a platéia estimada entre 70 mil e 80 mil pessoas chegou ao delírio, como num jogo de futebol, gritando "Maicô", "Maicô".

Exatamente às 23h30, 115 minutos após essa apoteose - e aos gritos de "I love you", "I love you" -, Michael Jackson abandonava o megapalco armado no estádio, deixando a platéia entre perplexa e frustrada. Em Buenos Aires, há uma semana, o cantor se exibiu durante duas horas e vinte minutos e cantou um bis (Man In The Mirror).

A parafernália de efeitos - explosões de fogos, cascatas de luzes, fumaça colorida etc. e tal - precede a voz de Jackson em cada música e serve como senha para a histeria da platéia alcançar níveis beatlemaníacos. Antes de cantar pela primeira vez, Jackson chega a ficar três minutos estático no centro do palco, provocando delírio e desmaios entre o público.

Ao começar a cantar Jam - a música que abre Dangerous - o impacto causado pelo volume de som acaba escondendo a voz de Jackson. Entre a terceira e a quarta música (Human Nature e Smooth Criminal), a platéia colocada na arquibancada, a mais distante do palco, chega a ensaiar um corinho de "aumenta o som!" Esse problema acompanhou todo o show.

Por alguns segundos, às 21h48, Jackson se dirige à platéia, perguntando em inglês "Como vão vocês?" Evidentemente a resposta foi apenas um grunhido de milhares de vozes.

Às 21h30, quatro minutos antes do início do show, o capitão da Polícia Militar Flavio Jari Depieri estimava o público no Morumbi em cerca de 70 mil pessoas (86 mil ingressos foram colocados à venda). No meio da música I Just Can't Stop Loving You, como previsto, Michael puxa uma menina da platéia, ela balbucia um "I love you" e se agarra firme no astro. Ao fim da canção, Jackson se ajoelha e demonstra estar chorando. Diz: "I love you". Foi lindo.

Cerca de 50 pessoas desmaiaram entre a primeira e a terceira música do show, somando-se às cerca de 250 pessoas que desmaiaram antes do início. A maioria dos atendidos pelo Unicor apresentavam os mesmos sintomas: falta de ar, fraqueza e crise de choro. Todos tomaram água com açúcar e voltaram para o meio do gramado. Para chorar com Michael Jackson.

Morumbetes

 
Plano de vôo
Marlene Mattos, da Xuxa Produções, pretende formar um pool de empresários da área de shows para trazer atrações internacionais ao país. Já entrou em contato com a DC Set, de Porto Alegre, e a Sunshine, de São Paulo. Até o fim do ano, ela pretende procurar também a Dueto, do Rio, e empresários de Recife. Quer trazer o U2 e outras.

Lancheira
O cantor Fábio Júnior demostrou todo seu coté papai sabe-tudo. Tomou conta direitinho da pequena Cléo, sua filha com Glória Pires. A menina, aliás, era das mais ensandecidas com Michael Jackson. Veio enrolada numa bandeira dos Estados Unidos e com luva igual a do cantor.

Mochila
Michael Jackson foi a estréia da socialite Eleonora Mendes Caldeira em shows de rock. Ela trouxe todo o seu kit-sobrevivência: sapatos anti-derrapantes, binóculos e um estoque de papel higiênico ("just in case"). Apesar do número de pessoas, ela ficou tão impressionada com a organização que está disposta a ver o show de Madonna.

Acarajets
Caetano Veloso, Paulinha Lavigne e Regina Casé, como bom acarajets, vieram de roupas claras - era sexta-feira. Casé era a mais ansiosa antes de Michael Jackson entrar no palco. Ela chegou a dizer "ai gente, estou nervosa". Com gritinhos e pulinhos.

Pudim
O camarote Emotion tinha 800m2 para 550 pessoas. E, por US$430, não faltaram nem caviar nem salmão. Com a distância do camarote para o palco, Michael Jackson ficou milimétrico.

Ponte-pêncil
A supervisão do Emotion ficou por conta de Marlene Mattos, que leva amanhã ao Rio o guitarrista de Michael Jackson, David. O músico é fã declarado da Xuxa e sua filha faz as vezes de garota-propaganda da boneca Xuxa nos EUA. Ele vai conhecer o Rio e visitar Xuxa.

Doce regresso
Myrian Rios, que acaba de chegar de Los Angeles de mala e cuia para se instalar no Brasil, foi das mais cortejadas pelos garçons do camarote. Para alegria dos rapazes, a moça estava apenas acompanhada de sua irmã, Maria Helena. Declarou-se fã do showman Michael Jackson. Mas não vai no show de Madonna. "É muito apelativa no palco."

007
Marcos Frota, que acabou de interpretar Da Lua em "Mulheres de Areia", cancelou sua participação no espetáculo "Circo Popular do   Brasil" para ver Michael Jackson. Ele acha que artistas como MJ antecipam os shows do terceiro milênio. Adquiriu know how.